Os benefícios da terapia em dupla

Os benefícios da terapia em dupla

A habilitação e reabilitação neuropsicológica em dupla é um método que aprendi durante um estágio que fiz no Centro de Neurodesenvolvimento do espaço médico PIN em Portugal e que consiste em juntar dois pacientes - e às vezes duas profissionais - para a realização de algumas atividades juntos. Embora o protocolo de atendimento, a conduta e o tratamento sigam sendo individualizados, vemos que a dinâmica do trabalho em dupla é extremamente benéfica para os dois participantes.

Sobre tratamentos com canabidiol

Sobre tratamentos com canabidiol

Não sei se vocês têm acompanhado, mas tem aumentado no Brasil a discussão sobre o uso de remédios à base de canabidiol em tratamentos de saúde. Para quem não sabe, o canabidiol é uma substância derivada da Cannabis Sativa, a planta conhecida popularmente como maconha. Não se trata, no entanto, de liberar ou tratar alguém com o cigarro de maconha, mas sim com um composto que vem da mesma planta e que permite a produção de uma medicação. Normalmente esses remédios são indicados para o tratamento de epilepsia, Mal de Parkinson e outras doenças degenerativas.

Setembro amarelo e os alertas para suicídio

Setembro amarelo e os alertas para suicídio

Hoje quero falar com vocês sobre o Setembro Amarelo. Vocês sabem o que é?

Trata-se de uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que se estende durante todo esse mês. É similar ao Outubro Rosa, Novembro Azul e outras campanhas.  Durante todo esse mês serão realizadas ações pelo país para chamar a atenção para esse problema que para muitos ainda é tabu. Não se fala sobre suicídio, não se conversa sobre sentimentos e sensações e não se conscientiza sobre o tema das doenças mentais e suas consequências. Não pode ser assim! Ainda mais quando as pesquisas mostram que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida! É muita gente! Por isso engana-se quem acha que essa realidade está muito distante de nós. Inclusive pode estar muito perto!

O que fazer nas férias escolares

O que fazer nas férias escolares

As férias escolares começaram! É um merecido tempo de descanso para as crianças, mas pode ser motivo de ansiedade para os pais. Afinal de contas, durante um mês os pequenos não irão à escola e terão bastante tempo livre. É verdade que várias famílias se programam e conseguem viajar em julho, e isso acaba ocupando um bocado do tempo livre. Porém, nem todas têm essa possibilidade, de forma que caberá a esses pais tornar realidade os planos para as férias ou então bolar um cronograma de atividades para que as crianças não fiquem entediadas em casa.

Autismo: Uma bomba relógio

Autismo: Uma bomba relógio

Hoje queria compartilhar com vocês uma experiência fantástica que tive. Há cerca de 15 dias participei da Autismo Conference Brasil, organizada pela psicóloga Mayra Gaiato, uma das referências no assunto.

O evento era destinado a profissionais da saúde, como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. Ou seja, pessoas familiarizadas com o tema. O que mais me chamou a atenção, porém, é o quanto pudemos aprender em dois dias!