O que é habilitação neuropsicológica
A Habilitação Neuropsicológica é um dos mais belos tratamentos voltados ao desenvolvimento humano, pois utiliza as fortalezas do indivíduo para desenvolver as funções cerebrais que o limitam.
A habilitação neuropsicológica é um método de trabalho cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento das funções cognitivas superiores, tais como a atenção, a memória, função executiva, linguagem, percepção social, perceptivo motor, intelectual e aprendizado.
Temos orgulho de trabalhar com profissionais treinadas no Moscow Research Center of Developmental Neuropsychology, onde foram desenvolvidas as técnicas de avaliação e intervenção por L. Vygotsky e A. Luria, considerados os pais da Neuropsicologia.
passo a passo da habilitação neuropsicológica
Baseado no resultado de uma avaliação, antes do início de todo o ciclo de tratamento, nossos profissionais desenvolvem um protocolo específico de exercícios a serem realizados pelos pacientes – atividades sensório-motoras, jogos cognitivos e aplicativos.
Em todas as sessões, as atividades realizadas são avaliadas, através de um exclusivo modelo de monitoramento, para que seja possível acompanhar a evolução de cada paciente.
Semanalmente, os profissionais irão checar os resultados obtidos e, caso algum paciente esteja obtendo resultados acima ou abaixo do esperado, o programa é readaptado para que o tratamento seja mais preciso, eficiente e único.
O tratamento de habilitação neuropsicológica dura, no mínimo, seis meses, podendo chegar, em casos mais complexos, a 18 meses.
A cada período de 10/15 sessões, profissionais da clínica e familiares realizam um encontro para discutir os resultados obtidos e programar um novo ciclo de tratamento, caso seja necessário. Esta integração é fundamental para o sucesso do tratamento. Nesta conversa, todos são encorajados a realizar atividades para dar aplicação prática do tratamento a todos os aspectos da vida do paciente.
quem irá se beneficiar da habilitação neuropsicológica
Pacientes que realizaram avaliação neuropsicológica e obtiveram, por exemplo, diagnósticos de:
Atraso do desenvolvimento da fala
Autismo
Disgrafia
Dislexia
Distúrbios Orgânicos
Paralisia Cerebral Infantil
Retardo mental
Síndrome de Down
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno de ansiedade
Familiares poderão utilizar uma nova abordagem em seu relacionamento, trazendo melhoria na convivência do dia a dia.
Escolas terão como desenvolver um plano específico para auxiliar os pacientes em um melhor desempenho acadêmico.