Avaliação neuropsicológica

Uma avaliação ampla, detalhada e colaborativa indicará os caminhos para o desenvolvimento e melhora de qualidade de vida do paciente.

O que é uma avaliação neuropsicológica

Uma avaliação neuropsicológica é uma bateria de testes projetados para identificar seu nível de funcionamento cognitivo, emocional e social.

Usamos uma variedade de ferramentas de avaliação tradicionais e inovadoras e conhecimentos especializados para descobrir seu perfil único de pontos fortes e fracos. Os testes ocorrem em várias sessões e, uma vez que tenhamos uma compreensão mais clara das dificuldades que você enfrenta, é possível buscar soluções eficazes e eficientes.

Nossa ampla bateria de testes analisa cuidadosamente inteligência, linguagem, habilidades visual-espaciais, habilidades motoras finas, velocidade de processamento de informações, memória, aprendizagem, atenção, habilidades acadêmicas, funcionamento emocional e social, flexibilidade cognitiva, resolução de problemas, conceituação, planejamento e organização, rastreamento visual e muito mais.


passo a passo de uma avaliação neuropsicológica

  • Através de uma entrevista de cerca de uma hora e meia com familiares, ou responsáveis, obtemos um detalhado histórico do paciente.

  • Em média utilizamos 5 sessões para realizar uma bateria de testes que irão avaliar em profundidade os detalhes de todas as funções cognitivas do paciente.

  • Um completo relatório escrito e uma devolutiva presencial com os familiares serão o ponto de partida para uma nova abordagem em relação ao paciente.

  • Os resultados trarão informações sobre o funcionamento do paciente, que irão guiar as estratégias de intervenção, terapias de habilitação, relacionamento entre escola e aluno, convivência familiar, entre outras áreas da vida.

  • A integração entre paciente, familiares, profissionais envolvidos é fundamental para tornar mais rica e precisa a avaliação neuropsicológica.


quem irá se beneficiar da avaliação

A faixa etária de nossos pacientes vai de crianças de meses até idosos.

 Pacientes que apresentam dificuldades nos diferentes ambientes na vida, por exemplo na escola ou trabalho, com questões específicas como falta de atenção, procrastinação, dificuldade de aprendizado, desorganização para realizar tarefas, capacidade de memorização, impulsividade, entre outros.

 Olhando sob um prisma mais específico, alguns exemplos de casos onde os pacientes apresentam:

  • Atraso de desenvolvimento - quadro de autismo, síndromes genéticas ou cromossômicas, como Síndrome de Down, X-Frágil.

  • Dificuldades sociais, emocionais, psiquiátricas (ex. transtorno de ansiedade, trauma, depressão, TOC).

  • Diagnósticos como de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno de Linguagem, Transtorno de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia).