O que é fonoaudiologia
O objetivo da fonoaudiologia é diagnosticar e tratar as dificuldades na fala, na expressão de pensamentos e ideias, na escuta ativa e passiva e, em alguns casos, até mesmo no comportamento de uma pessoa. Para tanto utilizam-se técnicas, exercícios e acompanhamento semanal para desenvolver as capacidades desejadas no tratamento.
Aspectos avaliados
• Funções comunicativas
• Processos comunicativos não verbais
• Linguagem oral
• Linguagem escrita e leitura
• Condições anatômicas e funcionais das estruturas do aparelho fonador
• Fonologia (o som da fala e a quantidade e qualidade dos fonemas)
• Sintaxe (tipo de vocabulário)
• Semântica (significado dentro do contexto)
• Condições anatômicas e funcionais do sistema auditivo
• Processamento e habilidades auditivas
como funciona o tratamento fonoaudiológico
Anamnese - Entrevista com os pais e/ou com o paciente para entender as dificuldades e o histórico
Aplicação de testes - Avaliações fonoaudiológicas para medir as capacidades de fala, de escuta, de expressão de pensamentos, de entendimento das ideias, vocabulário, sintaxe, semântica, qualidade dos sons emitidos, respeito aos turnos de fala e escuta, entre outros.
Elaboração de relatório - Mediante os parâmetros avaliados por meio dos testes será possível compará-los com os resultados esperados e elaborar um relatório no qual estarão explicitados os aspectos que precisarão ser trabalhados pelos nossos profissionais.
Devolutiva - O relatório é apenas o ponto de partida para o tratamento e serve mais para os pais e pacientes entenderem quais são as dificuldades e o que será feito para solucioná-las. Somente a partir da compreensão de todas as partes é que serão explicados os tratamentos possíveis. Nessa conversa também haverá orientações e aconselhamentos à família e aos pacientes.
Tratamento - Durante as sessões o profissional de fonoaudiologia trabalhará as dificuldades encontradas na avaliação por meio de técnicas que auxiliem o paciente a superar as dificuldades diagnosticadas nas avaliações. O acompanhamento e participação dos pais também é fundamental para que os trabalhos feitos durante as sessões possam ter sequência no ambiente doméstico e escolar.