As férias escolares começaram! É um merecido tempo de descanso para as crianças, mas pode ser motivo de ansiedade para os pais. Afinal de contas, durante um mês os pequenos não irão à escola e terão bastante tempo livre. É verdade que várias famílias se programam e conseguem viajar em julho, e isso acaba ocupando um bocado do tempo livre. Porém, nem todas têm essa possibilidade, de forma que caberá a esses pais tornar realidade os planos para as férias ou então bolar um cronograma de atividades para que as crianças não fiquem entediadas em casa.
É claro que hoje em dia muitas crianças se divertem por conta própria, seja brincando com outras crianças, seja jogando videogame ou assistindo a desenhos, filmes e vídeos na televisão e no Youtube. Mas queria ressaltar aqui a importância do tempo livre compartilhado entre pais e filhos. Mais do que procurar formas de distrair a criança, penso que – na medida do possível – podemos encontrar formas de aproveitar o tempo. Além de gerar prazer e satisfação para pais e filhos, muitas atividades compartilhadas estimulam o desenvolvimento cognitivo, a atenção, a criatividade, a memória, a linguagem, a parte motora e parte social. Mesmo o olhar mais atencioso de uma mãe ou pai para um filho já ajuda no desenvolvimento! Ajuda porque nesse momento aquela criança se sente acolhida, se sente amada, se sente cuidada… Isso é essencial e extremamente benéfico para o desenvolvimento psicológico também!
Sei que falar é fácil e fazer é difícil, mas sei também que muitas vezes complicamos demais as coisas. Há diversas brincadeiras e passeios simples que podemos fazer usando um pouquinho de criatividade e pró-atividade. Usando como inspiração os textos “25 coisas legais para fazer nas férias com as crianças” do blog da Leiturinha e “Férias com crianças em casa. O que fazer?” do site Eu sem Fronteiras, decidi fazer uma lista com algumas ideias que, além de entreter, também desenvolvem todos esses aspectos que falamos acima:
Dê asas à imaginação
Há uma série de atividades que precisam de pouco mais do que um livro, criatividade e disposição! Os pais podem ler histórias para os filhos e vice-versa ou então vocês podem, juntos, criar uma história. Se a dramaturgia flui pelas suas veias, vocês podem fazer uma peça de teatro, se fantasiando de personagens e criando cenários simples, ou então brincar de fantoches feitos de meias e garrafas! Agora, se o negócio de vocês for a fama e o glamour, façam um desfile de modas com as roupas mais extravagantes que tiverem no guarda-roupa. Vale até fazer cara de paisagem na passarela!
Ponha a mão na massa
Argila, massinha e agora os slimes são garantias de tardes gostosas. O contato com esses materiais estimula os sentidos e a possibilidade de fazer absolutamente qualquer coisa do zero mexe com a imaginação, criatividade e coordenação motora. Criar um brinquedo com materiais recicláveis também é uma boa, assim como fazer enfeites para a casa, colares, pulseiras e outros artesanatos. Para quem não tem medo da cozinha, fazer uma receita junto com os pequenos é algo extremamente proveitoso, ainda mais se vocês tiverem uma horta onde plantar temperos e verdurinhas. E fica a dica: até mesmo a arrumação da casa pode ser uma brincadeira!
Estique as pernas
Os pais que têm um pouco mais de tempo nessas férias podem fazer alguns passeios e atividades fora de casa. Não precisa ser nada muito complicado. Vocês podem fazer um piquenique no quintal, em um parque ou praça! Ou então um acampamento improvisado na garagem, ou mesmo dentro de casa com lençóis, travesseiros e edredons. Se vocês tiverem condições, passear pela cidade pode ser uma experiência incrível. Mesmo uma viagem de metrô ou um passeio de bicicleta podem se tornar grandes aventuras!
Mexa o esqueleto!
Que tal afastar os móveis da sala e transformar o ambiente em uma pista de dança?! Vocês podem escolher as músicas que vão tocar durante a festa improvisada e tentar dançar estilos diferentes. Se soltar a voz for a preferência, façam um karaokê improvisado! Há diversos vídeos do tipo no Youtube ou em aplicativos na televisão. E por que não organizar uma festa do pijama? Vocês podem chamar os amiguinhos para uma noite recheada de brincadeiras, filmes e jogos. Até mesmo os registros dessa bagunça toda pode ser uma atividade proveitosa! Basta deixar os pequenos com uma câmera e orientá-los a tirar fotos de tudo o que for legal!
******
Essas são apenas algumas ideias para as férias das crianças! Existem outras brincadeiras que cumprem o mesmo papel, assim como variações do que trouxemos. O mais importante é que sejam períodos compartilhados em família. Não adianta montar essas atividades e ficar no celular enquanto as crianças brincam! 😡
É para ser uma experiência compartilhada, que gere prazer, afeto e memórias que talvez durem uma vida toda. Vale a pena!
PS: Se tiverem outras ideias ou quiserem relatar algumas das brincadeiras que vocês fazem na família de vocês, mandem aqui nos comentários!