Alfabetização na hora certa

Alfabetização na hora certa

Hoje temos uma participação especial aqui no blog! Conversando com a Maria Teresa Domingues, fonoaudióloga do Grupo Can, pensamos em falar sobre alfabetização. Ela logo lembrou de uma coluna da psicóloga Rosely Sayão no jornal Folha de São Paulo que trazia uma crítica sobre a pressa ou ansiedade dos pais para que as crianças aprendessem logo a ler e escrever. Essa vontade, porém, não necessariamente traz benefícios e pode até ter consequências negativas.  

Trabalho integrado nas escolas

Trabalho integrado nas escolas

Já falamos em alguns posts do blog sobre o desenvolvimento das funções cerebrais nas crianças e adolescentes e de como eventuais dificuldades podem ser tratadas partindo de avaliações, como a escala Bayley ou uma bateria completa de testes (avaliação neuropsicológica), e resultando em intervenções, como a habilitação neuropsicológica ou sessões de fonoaudiologia, por exemplo. Hoje queria falar mais especificamente das questões que vão aparecer quando aquela criança ou adolescente estiver na escola!

FAQs do Grupo CAN

FAQs do Grupo CAN

Gostei muito da repercussão do primeiro post do blog e dos incentivos das pessoas nessa nova empreitada que é o Grupo Can. Significa muito o feedback de vocês!

Até por isso também, percebi que muita gente ainda não tem claro exatamente o que nós fazemos, razão pela qual faço aqui os “FAQs do Grupo Can”.  FAQ é uma sigla em inglês para Frequently Asked Questions que em bom português significa: perguntas que são feitas frequentemente. Vou então tentar responder algumas delas e vocês estão livres para fazer outras 😉

Inauguração

Inauguração

Enxergar o que acontece e estar pronto para mudar…

Como são valiosas essas duas ideias na psicologia e na vida! Muitas vezes não conseguimos mudar porque sequer temos a capacidade de enxergar o que ocorre conosco e para onde devemos ir. Outras tantas até sabemos o que acontece e o que devemos fazer, mas não estamos prontos para mudar essa situação. Nosso inconsciente cria barreiras, nós não vemos o caminho e algo que parece tão simples e necessário acaba se perdendo…

Digo isso porque vivo isso agora. Depois de muitas ideias, planos, mão na massa, suor e aceitação, enfim estou pronta para compartilhar com vocês esse grande projeto na minha vida que é o Grupo Can. Estou muito feliz com o que estamos fazendo e iremos  fazer ainda!