Gostei muito da repercussão do primeiro post do blog e dos incentivos das pessoas nessa nova empreitada que é o Grupo Can. Significa muito o feedback de vocês!
Até por isso também, percebi que muita gente ainda não tem claro exatamente o que nós fazemos, razão pela qual faço aqui os “FAQs do Grupo Can”. FAQ é uma sigla em inglês para Frequently Asked Questions que em bom português significa: perguntas que são feitas frequentemente. Vou então tentar responder algumas delas e vocês estão livres para fazer outras 😉
O que fazemos?
Atendimentos de psicoterapia, ludoterapia, terapia cognitivo-comportamental, orientação para pais, avaliação neuropsicológica, reabilitação/habilitação neuropsicológica, habilitação neuropsicológica em grupo, fonoaudiologia, tutoria e psicopedagogia são as nossas especialidades nesse momento.
Para quem fazemos?
Todos os públicos! Adultos, crianças, adolescentes, pessoas com algum transtorno ou comprometimento ou com questões emocionais e comportamentais…
Que tipos de condições são atendidas?
Transtornos de desenvolvimento, transtornos de linguagem, dificuldades de aprendizagem, transtornos de ansiedade, transtornos neuromotores, déficit de atenção, hiperatividade, deficiência intelectual, transtornos do espectro autista, depressão, TOC, dificuldades com habilidades sociais, entre outras.
O que acontece se um paciente tiver mais de uma dificuldade ou então alguma condição que ultrapassa a área de uma especialidade?
A nossa ideia no Grupo Can é justamente realizar um atendimento integrado e harmonioso entre as diversas áreas e profissionais. Nenhuma pessoa e nenhuma condição é segmentada ou compartimentada dentro de uma única área de conhecimento e por isso o objetivo é justamente oferecer esse tratamento multidisciplinar.
Meu filho tem dificuldades na escola, mas não tem transtorno ou dificuldade diagnosticada, vocês podem ajudar?
Sim. Primeiro fazemos uma avaliação neuropsicológica para mapear todas as funções cognitivas a fim de esclarecer o que está preservado e o que está alterado. A partir dessa avaliação levantamos hipóteses para um diagnóstico e propomos a melhor intervenção para essa criança ou adolescente. Dessa forma ultrapassamos o mero tratamento de sintomas e agimos nas verdadeiras causas do problema que ela vem enfrentando.
Sinto que a escola não está conseguindo auxiliar o meu filho com as dificuldades dele. Há algo que vocês possam fazer?
Sim. Temos tanto o trabalho de orientação para a escola quanto o acompanhamento com uma profissional de tutoria. A tutora vai à escola, acompanha o que está sendo feito, se comunica com os professores, orienta e tira dúvidas a fim de que esse trabalho com a criança ou adolescente seja feito de forma harmoniosa em casa e fora dela.
A partir de que idade vocês podem avaliar uma criança para saber se ela tem algum transtorno de desenvolvimento?
A partir de cinco meses de vida nós já temos instrumentos para avaliar uma criança. Após essa avaliação é possível verificar se o desenvolvimento está dentro do esperado e, caso não esteja, já intervir.
Vocês fazem terapia com adultos?
Sim. Temos vários pacientes adultos sendo atendidos atualmente para diversas condições como ansiedade, TOC, depressão, etc. Mas, a bem da verdade, terapia costuma fazer bem para todo mundo! Ajuda no auto-conhecimento e no enfrentamento de situações ou momentos desconfortáveis.
Ouvi falar do ‘Vivência e Desenvolvimento’. Do que se trata?
Vivência e Desenvolvimento é o nome do trabalho de habilitação neuropsicológica em grupo de crianças que o Grupo Can realiza. As atividades são realizadas dentro e fora do consultório duas vezes por mês, com duas profissionais de diferentes áreas – hoje uma neuropsicóloga e uma fonoaudióloga. Entre os objetivos do Vivência e Desenvolvimento estão: trabalhar atenção em grupo, habilidade social, comunicação, percepção do outro, percepção do ambiente entre outros objetivos que podem surgir e serem adaptados conforme a necessidade de cada grupo de crianças.