Treinando a memória
Nas últimas semanas falamos bastante sobre atenção e como podemos treiná-la por meio de jogos e aplicativos. Hoje quero falar sobre memória! Existem três tipos de memória: a memória sensorial, a memória de curto prazo e a memória de longo prazo.
Memória sensorial: É o reconhecimento imediato que nossos órgãos dos sentidos captam (percebem) do ambiente que nos rodeia. Por isso algumas das estratégias de memorização são compostas por exercícios que estimulam o sensorial, a fim de qualificar a entrada de informações. Apenas em seguida treinamos a memória de curto prazo.
Memória de curto prazo: É um armazenamento de capacidade limitada, a habilidade de mantermos o mínimo de informação na mente. Dentro da memória de curto prazo temos a memória operacional, que é a capacidade do indivíduo de reter e manipular a informação rapidamente na cabeça e devolver ao ambiente por meio de uma resposta.
Memória de longo prazo: É um armazenamento duradouro de informações. A memória de longo prazo pode ser dividida em semântica, episódica, de procedimento e declarativa. De forma geral, a memória semântica é o nosso conhecimento a respeito do mundo, a memória episódica é a recordação de detalhes autobiográficos (coisas que aconteceram com a própria pessoa), a memória de procedimento é aquela utilizada para o aprendizado de habilidades especificas e a memória declarativa é a consciência e capacidade de lembrar algo visto, por exemplo um filme no cinema.
Assim como a atenção, é possível treinar a memória por meio de técnicas e atividades:
Técnica da história: Criar uma narrativa em torno da informação que você quer guardar. Por exemplo: para lembrar de Pedro Álvares Cabral, pensar nas caravelas chegando e em alguém chamando pelo comandante da expedição.
Criar uma palavra: Acrescente letras na palavra que você quer recordar para ela se transformar em algo que faça mais sentido para você.
Associações: Para se recordar do nome ou rosto de uma pessoa, faça associações com nomes e pessoas já conhecidas por você. Repetir algumas vezes o nome para você, também pode ser uma estratégia.
Apoios externos: Usar agendas, listas, computadores, mapas e/ou alarmes, sinais, e cartões ajuda a lembrar do que é necessário fazer.
Aprendizagem sem erro: É uma técnica que vem sendo muito indicada para ajudar a trabalhar com crianças que necessitam de adaptações no currículo escolar. Consiste em dar todas as informações ao interlocutor e aos poucos ir retirando alguns pedaços para ver se ele consegue se lembrar. Exemplo: Para escrever ou se recordar da palavra MACACO, primeiro escrevemos M A C A C _ (só é preciso completar com a letra O) e depois M A C A _ _ (agora é necessário completar com a sílaba CO).
Uma outra forma de utilizar o aprendizado sem erro é estimular a repetição da palavra. A partir desse processo haverá o armazenamento da informação.
Estratégia de organização: São exercícios de recordação livre. Treinamento de associação rápida de ideias, palavras ou objetos que tenham alguma familiaridade com aquilo que você quer recordar. As apostilas do Papaterra possuem muitos desses exercícios.
Representação gráfica: Algumas pessoas se beneficiam ao passar uma informação verbal para uma informação visual. Um desenho, por exemplo.
Há também uma técnica de memorização chamada PQRST (Preview, Question, Read, State and Test), que ajuda principalmente na memorização de textos. Em tradução livre é algo como “prévia, questionamento, leitura, afirmação e teste”:
• Prévia: Ver a ordem geral do texto
• Questionamento: Pensar em perguntas sobre o texto
• Quem? Como? Por que?
• Leitura: Ler o texto
• Afirmação: Dizer/escrever o que foi compreendido
• Teste: Checar a compreensão do texto e observar se os questionamentos foram respondidos adequadamente.
Há também uma série de aplicativos e jogos que ajudam a treinar a memória. No próximo post vamos falar sobre eles!