30 brincadeiras para as férias escolares!
O período de férias para as crianças normalmente faz com que os pais pensem em um cronograma de atividades para passar o tempo com os pequenos. Em época de novo coronavírus, porém, eu diria que é mais do que um desejo, é uma NECESSIDADE bolar formas para entreter e distrair as crianças. Afinal de contas o ideal é que continuemos em casa nos próximos dias, o que inviabiliza viagens e passeios.
Pensando nisso decidi juntar em uma lista 30 brincadeiras para as férias. São 25 envolvendo os pais e cinco em que as crianças podem brincar entre elas ou até sozinhas.
Vejam o que acham e deixem sugestões para outras famílias!
1- Álbum da família
Podemos aproveitar o período em casa para mandar revelar algumas fotos digitais e montar álbuns da família. Se não for simples fazer isso durante a quarentena, as crianças podem desenhar os integrantes da família e fingir que estão montando um álbum de fotos.
2- Árvore genealógica
Montar uma árvore genealógica é uma atividade que pode ser lúdica, mas também informativa! Por meio de fotos ou desenhos, as crianças podem organizar a história da família, desde os avós até eles, passando por tios, tias e primos.
3- Brincadeiras do passado
O tempo passa para todos, mas isso não é motivo para tristeza. Talvez as crianças hoje não se interessem por brincadeiras antigas como bolinha de gude, baralho ou outras, mas o simples fato de os pais mostrarem como se divertiam nos tempos pré-celular e videogame já serve como distração e diversão!
4- Contar uma história
Reunir as crianças e os adultos para contar histórias sempre é uma boa. Pode ser a história que está em um livro, pode ser a história da família... Pode até ser uma história criada na hora por pai, mãe, filho, filha e quem mais quiser participar.
5- História conectada
Parecido com a anterior, mas aqui tem um desafio maior. A ideia é separar alguns objetos, pessoas e lugares e desafiar a criança a formar uma narrativa coerente. Por exemplo: chapéu, homem, circo, leão e pipoca são os elementos. A narrativa pode ser algo como "um homem alto encontrou um chapéu na rua. Sem saber de quem era, ele decidiu olhar em volta e encontrou um circo. Ele pensou que o chapéu poderia ser de alguém que estivesse lá dentro, mas ficou com medo do leão que estava logo na porta! Ele pensou em distrair o animal com algo e achou um saco de pipocas caído". Algo assim...
6- Desenho maluco
Desenhar é algo muito simples! Mas que tal fazer um desenho colaborativo? Uma pessoa desenha algo, a seguinte continua, a terceira pega da onde a segunda parou e vamos ver onde isso tudo vai parar! Também podem ser lançados desafios de desenho: "quero ver você fazer um porquinho de máscara!" ou "desenhe um monstro com seis pernas!".
7- Jogo da memória com objetos de verdade
O jogo da memória é um clássico atemporal, mas que tal fazer ele mais realista e tridimensional? Os pais podem juntar dez brinquedos da(s) criança(s) mostrá-los e- em um segundo momento - retirar um ou dois deles perguntando para a criança qual foi o brinquedo que sumiu.
8- Mímica
Um clássico que sempre garante boas risadas! Pode ser feito com times com os outros adivinhando qual imitação a pessoa está fazendo ou no formato desafio: "quero ver você imitar um cachorro!", por exemplo.
9- Teatro de Fantoches
Não necessariamente precisam ser fantoches. Bonequinhos ou mesmo as mãos podem servir para contar histórias e deixar a imaginação correr solta. A história pode ser uma de um livro, por exemplo, ou ainda uma narrativa criada na hora.
10- Teatro de verdade
Nada impede que pais e filhos deixem o talento artístico fluir em palcos improvisados em casa. Vale até pegar as roupas guardadas no fundo do armário para entrar no personagem em peças clássicas ou inéditas e criativas!
11- Ensaio fotográfico
Tirar fotos é algo corriqueiro, mas posar para elas com roupas diferentes, acessórios e caras e bocas pode se transformar em diversão garantida nas férias.
12- Missão arrumação
Teoricamente arrumar a casa ou guardar os brinquedos não é algo divertido, mas pode ser! Basta transformar a arrumação em uma gincana ou missão para as crianças.
13- Telefone sem fio
Essa é clássica! Alguém pensa numa mensagem e passa adiante, falando baixinho no ouvido da próxima pessoa que, por sua vez, faz o mesmo com a próxima. No final a última pessoa fala em voz alta qual a mensagem. Parece simples, mas não é, principalmente quando tem bastante gente participando.
14- Batata quente diferente
Uma versão moderna da brincadeira é feita com o celular. Basta configurar o timer da câmera do celular para uma duração de 1 minuto ou um pouco mais e ir passando o aparelho de uma pessoa para outra. Quando o tempo acabar, o celular vai tirar uma foto que, provavelmente, vai ficar engraçada!
15- Alerta cor
Essa é simples! Alguém decide uma cor e as pessoas vão pela casa atrás de algum objeto que seja dessa cor. Se tiver espaço em casa - e autorização dos responsáveis - a brincadeira pode ser feita em um formato de gincana com as pessoas correndo para ver quem é mais rápido para cumprir o objetivo.
16- STOP!
Outra brincadeira clássica. Em alguns lugares do Brasil ela é chamada de adedonha ou adedanha. Basta uma folha de papel e algumas canetas e você já tem o jogo. As categorias podem ser definidas de acordo com quem vai jogar!
17- Quem sou eu/Cara a Cara
Uma pessoa pensa em um personagem/pessoa real e a outra tem que adivinhar quem é por meio de perguntas. "Você é homem ou mulher?" "Tem cabelo louro?" "É jovem ou mais velho?" A pessoa que responde tem que ser honesta e não mudar em quem pensou. Porém, se for o caso, dá pra escrever em um papel qual é o personagem e grudar na testa da pessoa que vai fazer as perguntas para que ela não saiba “quem ela é”.
18- Mão na massa
Brincar de massinha sempre é divertido. Além de permitir a criatividade das crianças, essa brincadeira também mexe com o tato e a capacidade de planejar e transformar um plano em realidade. Dá pra comprar a massinha pronta ou então fazer uma mistura com farinha e corantes.
19- Cozinhar juntos
Não precisa ser nada muito complexo, mas cozinhar junto com as crianças pode ser uma ótima atividade nas férias. Além de distrair, também pode despertar a paixão por um novo hobby!
20- Piquenique no quintal
Tão legal quanto fazer o piquenique é planejar o piquenique! Pode ser no dia anterior ou pela manhã para comer à tarde, mas os preparativos, a escolha do lugar e aquela ansiedade boa para que chegue logo o momento fazem parte de uma boa experiência.
21- Festa do pijama
Dormir é algo rotineiro e aparentemente sem graça, mas dormir todo mundo junto e a caráter - de pijama - na sala, por exemplo, pode ser bem legal!
22- Pista de dança na sala
Basta afastar os móveis, ligar a música e balançar o esqueleto. As crianças um pouquinho mais velhas podem se divertir até mesmo pensando na lista com as músicas que vão ser tocadas no evento de vocês.
23- Karaokê improvisado
Em tempos de pandemia ir ao karaokê ainda não é uma boa ideia, mas graças à tecnologia podemos reunir a família na sala, procurar no Youtube uma música na versão karaokê e soltar a voz. Algumas televisões têm essa função karaokê inclusa já!
24- Esconde-esconde
Outro clássico que nunca sai de moda. As crianças adoram a adrenalina de não serem descobertas ou de achar os outros! Não precisa de muito espaço pra dar certo, basta ter criatividade!
Bônus (atividades para os pequenos fazerem sozinhos ou apenas entre eles)
25- Trilha doida
Andar em um pé só, se equilibrar em cima de um pedaço de cartolina, pular amarelinha e depois encostar a mão em algo mais alto. Esse é só um exemplo de uma trilha "doida" que as crianças podem fazer.
26- O chão é lava
Essa é mais pra dentro de casa, mas tem que ser feita com segurança! A brincadeira consiste em fingir que o chão da casa é feito de lava. Ou seja, para passar de um lugar para o outro as crianças precisam ir por cima de um sofá, da cama, cadeiras, etc.
27- Bolhas de sabão
Básico, mas ainda assim bastante divertido! Basta fazer ou comprar a mistura de sabão e água e soprar! Os formatos e tamanhos diferentes das bolhas são a atração, mas as crianças também podem fazer desafios onde uma criança sopra as bolhas e a outra tenta estourar todas.
28- Reinventado objetos
Uma caixa de papelão pode ser uma casa! Um caixote pode se transformar em um carro de corrida! Revistas antigas podem ser transformadas em barcos de papel, chapéus e outros objetos diferentes. Basta ter imaginação e um pouco de habilidade manual.
29- Casinha
Outra brincadeira clássica que pode ser reinventada, customizada e ampliada para as crianças se divertirem. Elas podem montar a casa com "móveis" feitos de caixas. Podem "construir" a residência com lençóis e colchões. Podem colocar bonequinhos que representam as pessoas da casa. Basta um empurrãozinho para a brincadeira gastar uma tarde toda.
30- Caça ao tesouro
Pode ser feita de várias maneiras! Os pais podem dizer para as crianças procurarem esse ou aquele objeto pela casa ou pelo quintal. Ou eles podem de fato enterrar ou esconder um objeto e dar apenas um mapa para as crianças tentarem encontrar. As próprias crianças podem esconder e desenhar o mapa! Seja como for, várias histórias podem sair daí!