Grupo Can

View Original

Um jogo de celular que trata TDAH?!

Oi pessoal! Como estão? Aguentando o isolamento? Espero que sim!

Estou de volta aqui ao blog para falar sobre uma notícia muito interessante! Sabiam que os Estados Unidos aprovaram um jogo para celulares e tablets como "medicamento" para tratar TDAH?! Pois é! Trata-se do EndeavorRx, que foi desenvolvido pela empresa Akili Interactive e que procura melhorar a atenção de crianças entre 8 e 12 anos que foram diagnosticadas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram sete anos de testes clínicos até a liberação das autoridades americanas para que o joguinho fosse considerado como "remédio" para o transtorno. Entre aspas, porque não é de fato um medicamento, mas a liberação que estamos falando é liberação da FDA, que é a Federal Drug Administration, o equivalente à nossa Anvisa. Ou seja, foi o órgão que aprova medicamentos que disse que o EndeavorRx trata TDAH!

Bom, o jogo ainda não está aberto para todos, inclusive há uma fila para participar dos testes, mas pelo o que sabemos ele consiste em controlar um personagem que evita obstáculos e coleta alvos. Mesmo sem ter jogado, eu, Juliana, consigo apontar pelos textos e vídeos que o joguinho trabalha o controle de impulso, a organização mental, o planejamento de ação e o treino de atenção. Todas essas são dificuldades grandes das pessoas que possuem o transtorno.

A bem da verdade, é o que nós trabalhamos nas nossas sessões por meio de atividades e exercícios. As diferenças nesse caso são que, pelo fato de ser um jogo, por ser colorido, ter objetivos, um personagem, etc, há um apelo ainda maior para as crianças toparem fazer esses exercícios tão necessários.

Entendo que, quando estiver aberto para todos, o EndeavorRx pode complementar o que fazemos no dia a dia do consultório (e agora sessões virtuais =D ). Aliás, sobre isso, acho que é muito importante frisar novamente o quão positivo é ter esse complemento no ambiente familiar.

Sempre peço para que os pais joguem alguns jogos específicos ou que baixem alguns aplicativos de celular para brincar com os filhos, porque com isso eles vão estar ajudando no tratamento e complementando o que nós fazemos nas nossas sessões. Juro pra vocês: dá pra notar a diferença nos testes que fazemos! Crianças que têm pais que compram essa ideia e que conseguem desenvolver em casa os exercícios complementares, evoluem mais rápido no tratamento para o transtorno!

O EndeavorRx deve dar uma boa mão pra gente, mas com ele ou sem ele, repito: é fundamental que o tratamento para TDAH - e a bem da verdade todos os tratamentos - não se restrinja às sessões!