Grupo Can

View Original

Inauguração

Enxergar o que acontece e estar pronto para mudar…

Como são valiosas essas duas ideias na psicologia e na vida! Muitas vezes não conseguimos mudar porque sequer temos a capacidade de enxergar o que ocorre conosco e para onde devemos ir. Outras tantas até sabemos o que acontece e o que devemos fazer, mas não estamos prontos para mudar essa situação. Nosso inconsciente cria barreiras, nós não vemos o caminho e algo que parece tão simples e necessário acaba se perdendo…

Digo isso porque vivo isso agora. Depois de muitas ideias, planos, mão na massa, suor e aceitação, enfim estou pronta para compartilhar com vocês esse grande projeto na minha vida que é o Grupo Can. Estou muito feliz com o que estamos fazendo e iremos  fazer ainda!

Em maio inaugurei minha nova clínica na Chácara Santo Antônio, pertinho do Shopping Morumbi! E agora, nas últimas semanas, fiquei ainda mais empolgada, pois além da Maria Teresa Domingues (fonoaudióloga), que sempre me apoiou na empreitada e que está comigo desde o início, ganhamos a companhia da Adriana Bodon (psicóloga), da Juliana Ortiz (psicopedagoga) e da Andrea Lane Edde (psicóloga). São excelentes profissionais que vão agregar muito conhecimento e trabalho para o grupo!

Aliás, vale destacar: a nossa visão de clínica não é a de profissionais distintas atendendo apenas seus próprios pacientes em suas salinhas, mas sim de trabalho integrado entre todas nós.  Queremos pensar juntas e trabalhar juntas no tratamento dos nossos pacientes desde o início, pois acreditamos que a transformação e a mudança envolvem muitos aspectos distintos. Muitas vezes esse processo ultrapassa as especialidades de uma ou outra profissional, de forma que uma abordagem integrada tende a ser o melhor caminho para o paciente. Ou seja, o Grupo Can não é um espaço na Chácara Santo Antônio com “diversas profissionais”, mas sim uma ideia de tratamento multidisciplinar e harmonioso, envolvendo os diversos backgrounds e experiências que todas nós temos! 

Acreditamos que esse é o melhor jeito de ajudar os nossos pacientes, que são a razão de tudo isso. Sobre eles/vocês, aliás…  A clínica é do jeito que eu sempre quis, mas mais que isso: foi imaginada para os pacientes!  Para que possamos fazer da melhor maneira possível o nosso trabalho.

E quando falo nosso trabalho, não falo só do meu trabalho, da Teresa, Adriana, Juliana Ortiz e Andrea. Falo do paciente estar junto nessa empreitada.  Não pensem que o psicólogo, o fonoaudiólogo, o psiquiatra e outros profissionais têm a solução pronta para os problemas (rs): o paciente também faz a parte dele nesse caminho da transformação.

Transformação, aliás, está no símbolo e no nome que escolhemos para a clínica!  Can em inglês significa poder, conseguir, ser capaz de algo! O algo no caso é vasto; “eu posso mudar”, “eu posso melhorar”, “eu posso tratar”, “nós somos capazes de transformar” e por aí vamos!

A mesma ideia está no símbolo:


Desde a antiguidade, a mandala traz consigo a ideia de círculo, sem pontas e sem vértices, como imaginamos que nós mesmos podemos ser um dia. Essa mandala do Grupo Can, no entanto, vai além: ela é feita de pequenos quadrados e triângulos que formam três círculos que vão aumentando de tamanho. Isso representa o crescimento e a evolução do paciente ao longo do processo. Ela ainda termina com quadrados e triângulos unidos e integrados!  As mandalas também representam integração e harmonia e é isso que queremos fazer e que os pacientes façam todos os dias!

Já falei demais por hoje! Me contem o que acharam, deem sugestões, perguntem, etc. Prometo que vou voltar mais vezes aqui para falar com vocês!