Avaliação e intervenção precoce
Queria retomar hoje um tema que falamos aqui no blog há algum tempo: o desenvolvimento dos bebês. Hoje em dia já somos capazes de avaliar, mensurar e, se necessário, intervir em crianças que sequer completaram seis meses de vida. Aí vocês me perguntam: não é muito cedo? E eu respondo: não!
Quando tratamos do desenvolvimento cognitivo, motor, de linguagem e social/comportamento adaptativo em crianças pequenas, temos sempre em mente o fato de que alguns estágios precisam ser alcançados para que o próximo passo possa ser dado. Por exemplo: um bebê que não consegue pegar um objeto, não vai conseguir levar esse objeto à boca e consequentemente pode ter dificuldades de percepção do ambiente e conhecimento do mundo que o cerca, o que vai impactar na fase seguinte de desenvolvimento e assim por diante. Por outro lado, se a primeira dificuldade for identificada rapidamente, conseguimos intervir e colocar aquela criança de volta no trajeto natural.
A identificação é feita por meio de testes e avaliações da escala Bayley de desenvolvimento, que pode ser aplicada a qualquer bebê, não só àqueles com algum transtorno ou má-formação. Aliás, penso e defendo que testes como o da escala Bayley deveriam até ser obrigatórios no sistema de saúde nacional, como são, por exemplo, o teste do pezinho e as primeiras vacinas! Além da supracitada intervenção precoce ser facilitada, ter esse registro pode servir como material auxiliar para diagnósticos e acompanhamentos futuros na vida dessas pessoas. Exemplo: ao constatar uma dificuldade em uma criança de três ou quatro anos, o profissional de saúde poderia usar como referência essa avaliação feita lá atrás a fim de conferir se todos os passos foram dados no tempo imaginado e quais tratamentos foram feitos.
Embora esse processo já ocorra em países como o Canadá e a Rússia, ele ainda está longe de ser uma realidade no Brasil. Aos poucos, no entanto, vamos mudando esse cenário. Até por isso, em janeiro vamos oferecer três triagens gratuitas para bebês entre seis meses e dois anos. A triagem é diferente da avaliação. Ela é mais rápida e pontual e por meio dela conseguimos observar se a criança está dentro do desenvolvimento esperado. Já a avaliação é mais completa e abarca mais testes e itens para chegarmos a uma visualização mais completa do quadro daquela criança. Os interessados em realizar gratuitamente a triagem podem nos contatar pelo telefone do Grupo Can (11) 5184-1019 ou pelo e-mail contato@grupocan.com.br.